sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Valor simbólico de alguns elementos de Frei Luis de Sousa












  • Madalena era uma pessoa muito supersticiosa e por consequência qualquer coisa que ela achasse fora do normal ela considerava isso como um sinal, e todos os objetos tinham um simbolismo;
  • Para Madalena o retrato de Manuel de Sousa e o seu palácio tinham um significado de presença e afirmação dele mesmo na sua mente;
  • A sua destruição pelo incêndio fez com que Madalena pressenti-se que iria perder Manuel de Sousa tal como perdeu o seu retrato e o seu palácio.
  • A leitura dos versos de Camões referem-se ao trágico fim dos amores de D. Inês de Castro que, como D. Madalena, também vivia uma felicidade aparente quando a desgraça se abateu.
  • O tempo dos principais momentos da ação sugerem o dia aziago: sexta-feira, fim da tarde e noite (Ato I), sexta-feira, tarde (Ato II), sexta-feira, alta noite (Ato lll ); e à sexta-feira D. Madalena casou-se pela primeira vez; à sexta-feira viu Manuel pela primeira vez; à sexta-feira dá-se o regresso de D. João de Portugal; à sexta-feira morreu D. Sebastião, vinte e um anos antes.

Esta informação foi retirada: 

http://discportugues.blogspot.pt/2012/01/modulo-7-elementos-simbolicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário